SAÚDE MENTAL EM EVIDÊNCIA

Campanha "Janeiro Branco" chama a atenção para a importância da qualidade da saúde mental.

• 26/01/2018 9h14 - Atualizado em 26/01/2018 9h14

SAÚDE MENTAL EM EVIDÊNCIA

Quem cuida da mente, cuida da vida!

O mês de janeiro foi escolhido para pensarmos e refletirmos sobre a saúde mental. A campanha "Janeiro Branco" tem como finalidade convidar as pessoas a pensar sobre sua vida, seus sentimentos, seus propósitos, enfim, sobre sua saúde mental.

A saúde mental é muito mais que ausência de transtornos mentais, é a habilidade de resolver os estressores do dia a dia, é conhecer as suas próprias potencialidades e limitações, e assim poder produzir e conduzir sua vida com qualidade. É tempo de quebrar os rótulos de que quem procura os serviços de saúde mental é “louco”. A depressão, por exemplo, conhecida por muitos como “falta de trabalho”, “frescura” já é um dos grandes transtornos e, segundo estimativas, é para ser um dos maiores causadores de afastamento, juntamente com as doenças crônicas.

Saúde mental é vida! Seja otimista, cuide de você mesmo, realize atividades que lhe deem prazer, trabalhe com amor, faça atividades físicas, se alimente bem, faça um trabalho voluntário, conviva com as pessoas que você ama, cuide de sua espiritualidade, saiba reconhecer suas emoções e, assim, quando necessário, procure ajuda. Seja flexível para aprender coisas novas e se adaptar às mudanças, ria e se divirta. Todas as pessoas possuem e enfrentam situações estressoras, lutas, obstáculos, momentos desagradáveis e tristes.  Estar emocionalmente saudável não significa que você não passe por maus momentos, mais sim que você consiga lidar, que tenha capacidade para resolver, isto é, que você seja resiliente!

A Secretaria de Saúde e Ação Social de Rodeio Bonito disponibiliza atendimento especializado em saúde mental. Previna sua saúde, procure ajuda.