SUSTENTABILIDADE

Ações relacionadas ao descarte correto do lixo são realizadas constantemente pela Administração Municipal.

SUSTENTABILIDADE

Na quarta-feira, 24 de outubro, foi realizada mais uma campanha para coleta de lixo eletrônico no município de Rodeio Bonito. Esta é mais uma ação desenvolvida pelo Departamento Ambiental, que busca incessantemente promover atividades que coloquem o "lixo" em pauta, a fim de informar e orientar a população sobre o descarte correto de materiais.

Desde o mês de outubro de 2017, está implantada a coleta seletiva no município, sendo que o recolhimento é realizado por empresa terceirizada às terças e sábados para o lixo orgânico e os rejeitos e às quintas para o lixo seco; ainda, entulhos são recolhidos pelo Departamento de Limpeza Urbana semanalmente; já materiais como pneus, lâmpadas e baterias, devem obedecer a legislação da logística reversa.

No dia 18, aconteceu uma reunião com representantes do Escritório Regional da Emater/Ascar e Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos - CIGRES - oportunidade em que foi apresentado a lideranças e representantes de entidades, escolas e associações, o projeto que está sendo realizado em todos os municípios de atuação do CIGRES. Nos próximos dias, um novo encontro com os representantes locais será realizado, com o objetivo de constituir uma comissão municipal para tratar dos assuntos pertinentes ao lixo.

De acordo com a analista ambiental Carla Cristina Trento, "muito já foi realizado, mas ainda há inúmeras ações a ser realizadas; precisamos que a população seja consciente e cidadã. Não haverá um resultado satisfatório se cada um não assumir sua parte", finaliza.