Agricultura - Quarta-feira, 13 de Julho de 2022

Agricultura em Rodeio Bonito conta com investimentos e programas voltado ao produtor

Através da Secretaria Municipal da Agricultura, a Administração Municipal de Rodeio Bonito vem promovendo várias ações e programas de incentivo a produção rural, com o objetivo de incentivar a permanência das famílias no meio rural, produzindo alimentos com geração de emprego e renda.

Através do Programa de Subsídio de Sementes foram beneficiadas 81 famílias residentes no meio rural do município, que receberam semente de aveia subsidiada em 50%, azevem com subsídio de 30% e trigo com subsídio de 25%. Neste Programa o investimento da municipalidade foi de R$ 17.153,00

Outro programa que ganha destaque é o “Mais Pasto Mais Leite” beneficiando por ano 20 famílias do meio rural com um investimento R$ 4 mil por família, gerando um total de R$ 80 mil mais 4 horas/máquina para cada família. Neste ano de 2022, o programa beneficiará mais uma leva de famílias atingindo já 40 famílias na totalidade.

Outra ação muito importante voltada a agricultura em Rodeio Bonito é a distribuição de mangueiras para 62 famílias para uso na chamada fertirrigação com a utilização de dejetos da suinocultura, para adubação principalmente de pastagens para o gado leiteiro ou de corte. Nesta iniciativa o investimento é de R$ 182.504,00.

Através do Consulta Popular a Administração Municipal conquistou um investimento de R$ 40.860,00 com contra partida do Município de R$ 111.712,00 para a aquisição de fertilizante químico, onde serão beneficiadas 71 famílias que trabalham na agricultura.

A Secretaria Municipal da Agricultura de Rodeio Bonito também trabalhou na abertura de sete fossas para pocilgas de suínos e nos últimos dias deu início a abertura de outras três somando, um total de 11 famílias atendidas.

Para o abastecimento de água potável a Administração Municipal buscou a perfuração de mais um poço artesiano para a comunidade da Linha Bonita, além da conquista de R$ 1.065 cestas básicas para a distribuição às famílias de pequenos agricultores atingidos pela estiagem, beneficiando um total de 355 famílias.

O prefeito Paulo Duarte, destaca que incentivos e programas de apoio à agricultura familiar é uma das prioridades da atual gestão, a medida que este setor é muito importante para o Município, movimentando a economia local e gerando emprego e renda, proporcionando também qualidade de vida a muitas famílias.

Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito