Saúde - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023

Produtos de origem animal e o risco a saúde pública

Produtos de origem animal e o risco a saúde pública

O Serviço de Inspeção Municipal de Rodeio Bonito, juntamente com os Agentes Fiscais Agropecuários Estaduais, através de ações de combate a clandestinidade e educação sanitária vem buscando coibir a comercialização dos produtos de origem animal sem nenhum tipo de inspeção.

No tema de hoje será abordado sobre os produtos lácteos informais, que entre eles os mais comuns no Rio Grande do Sul são os queijos frescos, os queijos maturados e o leite fresco vendidos em garrafas PET.

Mesmo com a proibição da comercialização dos produtos lácteos sem os serviços de inspeção oficial, a população está conseguindo adquirir produtos vindos do meio clandestino. Sendo o queijo um dos derivados do leite mais apreciados pela população, o consumidor precisa saber que todo o sistema de higiene, produção e conservação, dentro da indústria registrada em serviço de inspeção segue um rigoroso sistema com vários cuidados exigido por esses órgãos para chegar a um produto de qualidade para o consumidor.

Os controles da produção dos alimentos lácteos devem iniciar ainda na propriedade rural. Na produção de lácteos, uma vaca sadia, bem alimentada, tratada com cuidado e ordenhada em local adequado com todas as práticas necessárias, produz um leite saudável. Esse processo é chamado de boas práticas agropecuárias, cobrado e exigidos pelas indústrias de lácteos.

Todo leite ordenhado deve ser mantido em resfriadores para manter as características. Antes do transporte até o laticínio, são realizados alguns exames e, se o leite estiver adequado, pode ser transportado para a indústria. Quando a matéria-prima chega à indústria, ela passa novamente por testes. Somente depois destes, ele passa para ser processado, recebendo sempre um controle rigoroso de higiene.

Todo produtor rural ou alguém que tem por finalidade produzir o queijo na sua propriedade e comercializar, deve procurar o Serviço de Inspeção para receber as orientações e se tornar um produtor de queijos inspecionados para os consumidores.

Sempre ao comprar produtos de origem animal ou derivados lácteos deve se cuidar para adquirir produtos com o selo de inspeção (SIM, SIE, SIF), assim você está consumindo produtos em segurança. Sua Saúde agradece. Qualquer dúvida entre em contato com o e-mail: sim@rodeiobonito.rs.gov.br