Rodeio Bonito, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (55) 3798-1155

Chuvas Isoladas

Cultura - Sábado, 06 de Janeiro de 2024

Rodeio Bonito inaugura a nova biblioteca pública municipal

Acervo está localizado junto ao Centro Cultural com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira

Rodeio Bonito inaugura a nova biblioteca pública municipal

Autoridades e lideranças do município, representando órgãos e instituições, professores e convidados participaram, no dia 27 de dezembro, de um ato solene que marcou a inauguração do novo espaço da Biblioteca Pública Municipal Professor Fábio Ardenghi, em Rodeio Bonito. Familiares do educador estiveram presentes na solenidade.

Moderno, com móveis sob medida, a partir de um projeto específico para o local, a biblioteca - que é informatizada e conta com estrutura para estudo, bancada para que os usuários possam instalar notebooks, espaço kids e um acervo de 2.800 obras. As instalações serão climatizadas nos próximos dias para oferecer melhor conforto aos leitores.

O diretor-cultural do município de Rodeio Bonito, Fernando Pertuzzati, deu início à cerimônia explicando a importância do local para incentivo à leitura e a preocupação da Administração Municipal em oferecer um espaço adequado para a biblioteca, que estava desativada desde 2020.

A secretária da Educação, Cultura e Desportos, Lurdes Ciprandi, comentou que o momento da inauguração foi a realização de um sonho, abraçado pela atual Administração Municipal que, além de valores de emendas parlamentares, investiu recursos próprios para que a população rodeiense tenha acesso à literatura. Também lembrou sobre a trajetória do professor Fábio Ardenghi, que empresta seu nome à biblioteca e que se destacava pela sua oratória na transmissão dos conteúdos aos alunos.

O presidente do Legislativo, Gilmar José Enderli, também esteve presente no evento e falou sobre a importância de, independentemente de siglas partidárias, que as lideranças estejam unidas em favor de projetos que beneficiam a comunidade.

O prefeito Paulo Duarte, acompanhado da primeira-dama e vice-prefeita, Marcia Beatriz Vedana Duarte, reforçou que a reabertura da biblioteca sempre foi um compromisso da administração, enfatizando a necessidade da leitura para formação do conhecimento ao longo da vida. Também reforçou a fala do senhor Romildo Ues, 92 anos, presente no evento. "Ler é viajar sem sair de casa".

O ato ainda contou com a bênção do padre Paulo Kempka, pároco da Paróquia de Rodeio Bonito, e o descerramento da fita inaugural pelas autoridades. As atividades foram encerradas com um coquetel.

Inicialmente, o horário de funcionamento será das 8horas às 11h30min e das 13 horas às 17h30min, de segunda-feira a sexta-feira.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai