Educação - Segunda-feira, 25 de Março de 2024

INOVAÇÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE RODEIO BONITO

...

INOVAÇÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE RODEIO BONITO

A APAE de Rodeio Bonito é constituída como escola de Educação Especial desde novembro de 2012, e ao longo dos anos, tem buscado na área educacional projetos e práticas que oportunizem aos seus estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências dentro de suas especificidades e necessidades individuais. Neste ano, a equipe da Educação, motivada e apoiada pela gestora Marivete Maria Fussiger e também Assessora do PUFV, estão vivenciando a Metodologia ativa em sua prática, com uma inovação nas salas de aula por meio das mesas circulares. Conforme o Relatório da Comissão Internacional sobre Futuros da Educação da UNESCO, essas mesas seguem uma pedagogia organizada com base nos princípios de cooperação, colaboração e solidariedade, promovendo as capacidades intelectuais dos estudantes e as escolas devem ser espaços educacionais protegidos, uma vez que apoiam a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo.

A coordenadora pedagógica Alexandra Poletti evidencia que essa prática é incentivada devido aos seus benefícios potenciais na promoção da interação, colaboração, igualdade de participação, facilitação da aprendizagem ativa, ambiente inclusivo, flexibilidade de organização, comunicação entre educador-aluno e desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os estudantes.

Em depoimentos dos educadores, são relatadas várias vantagens para promover uma aprendizagem mais personalizada e colaborativa. A educadora Keiti Suelen De Azevedo Florencio, por exemplo, registra que as mesas circulares são uma estratégia para criar um espaço educativo onde o estudante tem a oportunidade de vivenciar, pensar, dialogar e se expressar criticamente, se tornando protagonista, agente do processo de aprendizagem. Os estudantes mostram-se muito mais engajados nas atividades, pois o próprio nome já nos dá uma ideia do que é uma mesa redonda: um espaço onde os alunos têm liberdade para se expressar, comunicar seus desejos e anseios, além de ser um espaço para debater ideias. A educadora ainda recomenda que todos possam vivenciar essa experiência de grande significado e apoio para uma educação de qualidade e avanços significativos nas vivências escolares.

Já as educadoras Jaqueline Salete Bernardi e Rozane Paula Costa relatam que a organização do espaço tornou-se uma forma de socialização, interação, compartilhamento, troca de saberes e ajuda entre os alunos, pois os estudantes se adaptaram bem, conseguem conversar com o colega olhando nos olhos, o que facilita o trabalho em grupo. Muitos são os relatos dos benefícios em sala de aula com as mesas circulares. Nas palavras da professora Genaina da Silva Casani: "Tivemos o privilégio de iniciar o ano letivo com esta proposta educacional. Enquanto educadora, sinto-me feliz por poder trabalhar em uma escola onde, através das mesas circulares, o professor possui uma visão ampla, mantendo o diálogo com todos ao mesmo tempo, tendo a certeza de que, dessa forma, acontece uma aprendizagem de sucesso."

Além dos educadores, os estudantes também expressaram o quanto foi importante a aquisição das mesas, relatando que estas trouxeram mais união e acolhimento, além de mais aprendizados. As mesmas não permitem que nenhum colega fique isolado nos fundos da sala, e para ajudar um colega, não é preciso sair do lugar. Desta forma, não há um aluno atrás do outro, todos estão nas mesmas posições para contribuições e trocas de aprendizagem, sentindo-se pertencentes ao mesmo ambiente. Ainda nas contribuições dos alunos, as mesas permitem mais interação com todos os colegas e professores, possibilitando trocas de ideias mais efetivas.

A interação em mesas circulares ajuda os alunos a desenvolverem habilidades socioemocionais, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, empatia, resolução de conflitos e liderança, competências essenciais na Educação 3.0 e no mundo contemporâneo. Desta forma atuarão na sociedade, preparados para resolver situações problemas encontrando as soluções.

Em suma, as mesas circulares não apenas promovem uma interação mais eficaz e colaborativa entre os alunos, mas também se alinham aos princípios e objetivos da Educação 3.0, contribuindo para uma experiência educacional mais dinâmica, personalizada e significativa. Juntos, inovamos e derrubamos muros e barreiras de uma educação tradicional.