CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE TESTES COVID-19

Saúde - Quinta-feira, 09 de Julho de 2020


CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE TESTES COVID-19

CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE TESTES COVID-19

Desde o início da pandemia e, buscando respostas a sintomas gripais que podem decorrer de contágio pela Covid-19, há uma grande dúvida por parte da população quanto aos métodos adotados para aplicação dos testes.

Para facilitar a compreensão e para informar de forma clara e objetiva, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social formulou, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, os procedimentos para realização de testes, observando os sintomas apresentados e respeitando os períodos de dias indicados. Importante destacar que, a aplicação dos testes será realizada mediante pedido médico. 

Veja como é procedido:

Síndrome Gripal:

· Paciente com quadro respiratório com sintomas de febre ou sensação febril acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza nasal ou dificuldade para respirar:

Após avaliação médica na Unidade Básica de Saúde, se os sintomas atendem a definição de Síndrome Gripal, o paciente é notificado e orientado a permanecer em isolamento por 14 dias, sendo que no decorrer desses 14 dias é realizado o monitoramento dos sintomas, através de contato por telefone, para avaliação do mesmo e dos familiares;

Para realização de exames preconizados pelo Ministério da Saúde devemos seguir alguns critérios como, por exemplo:

· Teste Rápido: o exame é realizado na Unidade Básica de Saúde a partir do 10o dia do início dos sintomas (esse teste é feito através da coleta de uma gota de sangue);

· Teste PCR (swab oro nasal): esse exame é realizado entre o 3o e 5o dia do início dos sintomas. A coleta acontece na Unidade Básica de Saúde e encaminhada a amostra ao laboratório de Palmeira das Missões ou, se necessário, para Porto Alegre, no laboratório LACEN (a coleta é feita com um cotonete especial onde é introduzido na cavidade nasal e na garganta para coleta de secreção).

Síndrome Gripal Aguda Grave:

· Paciente apresenta dificuldade para respirar, desconforto respiratório ou pressão no peito ou saturação menos que 95% em área ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto:

Nesse caso é realizada a notificação imediata do paciente;

Coleta-se a amostra de PCR independentemente do início dos sintomas (ideal do 3o ao 5odia);

Se o exame de PCR der negativo, realiza-se teste rápido a partir do 10o dia do início dos sintomas (após avaliação clinica);

Geralmente os pacientes que apresentam os sintomas de Síndrome Gripal Aguda Grave devem ser atendidos na Unidade Hospitalar de Referência. 

Ainda, quando há casos positivos, quem teve maior contato com o paciente também é testado, sendo os mesmos orientados de que forma devem proceder, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. 

Prefeitura Municipal


Rodeio Bonito