Mais uma etapa da obra de construção da ponte sobre o Rio da Várzea ligando a cidade de Rodeio Bonito ao Distrito de Saltinho e comunidades vizinhas está prestes a iniciar. Após a realização dos trabalhos de sondagem do solo e as escavações necessárias para a abertura do acesso, agora chega ao local a máquina responsável pela implantação da estaca raiz.
Estaca raiz é um tipo de fundação profunda utilizada na construção civil, especialmente em situações onde o solo não oferece a capacidade de suporte necessária para a estrutura. Ela é caracterizada por ser moldada "in loco", através de uma perfuração no solo, onde é inserida uma armadura e posteriormente preenchida com calda de cimento, formando uma coluna de concreto armado.
A perfuração é realizada por equipamentos rotativos ou rotopercussivos, com a utilização de revestimento para manter a estabilidade do furo. A estaca raiz é composta por uma armadura metálica e preenchida com argamassa de cimento e areia. Após a perfuração e instalação da armadura, a argamassa é injetada sob pressão, preenchendo o furo e garantindo a aderência ao solo.
Esta técnica é empregada em diversos tipos de solo, incluindo aqueles com baixa capacidade de suporte, rochosos e em locais de difícil acesso e pode atingir grandes profundidades, o que as torna adequadas para estruturas de grande porte e em terrenos com camadas de solo desfavoráveis.
Entre as suas vantagens da estaca raiz, permite a execução em diversos tipos de solo, incluindo rochosos e com baixa capacidade de suporte, ideal para locais com pouco espaço e acesso dificultado para máquinas de grande porte, sendo capaz de suportar cargas elevadas, tornando-as adequadas para estruturas como pontes, viadutos e edifícios. O processo de perfuração e injeção permite um controle preciso da geometria e das características da estaca.
Enquanto o trabalho de perfuração tem início no local da obra, as estruturas pré moldadas, como as vigas por exemplo, também já estão sendo fabricadas pela empresa responsável pela obra em suas instalações em solo catarinense e serão transportadas para Rodeio Bonito no momento da implantação.
Edevaldo Stacke/Ascom Rodeio Bonito
Rodeio Bonito