A alimentação saudável é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de crianças e adolescentes. Com base nessa premissa, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Daiana Cancian Strapasson, realizou uma avaliação antropométrica e dos marcadores do consumo alimentar nas escolas da rede municipal de ensino.
Essa iniciativa teve como objetivo analisar a frequência de ingestão de alimentos considerados protetores da saúde — como feijão, frutas, verduras e legumes — e identificar o consumo de alimentos que devem ser evitados, como os ultraprocessados, ricos em sódio, gorduras e açúcares.
A ação integrou as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), reforçando o compromisso intersetorial entre os setores da saúde e da educação na promoção de hábitos saudáveis e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Ao todo, foram avaliados 747 alunos da rede municipal. Os resultados obtidos revelam um panorama nutricional relevante:
Esses dados evidenciam a importância do envolvimento familiar no estímulo ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados, bem como na redução do consumo de produtos industrializados. A alimentação saudável é essencial para garantir o crescimento saudável dos estudantes, além de ser uma estratégia eficaz no enfrentamento do excesso de peso na infância.
A atuação da escola como ambiente promotor de saúde, por meio da oferta de refeições balanceadas, do monitoramento periódico do estado nutricional dos alunos e da promoção de práticas educativas sobre alimentação, constitui uma estratégia fundamental para garantir melhores condições de vida e aprendizagem dos alunos.
A articulação entre escola, família e políticas públicas é fundamental para garantir que cada criança tenha acesso a condições favoráveis ao crescimento saudável, à aprendizagem de qualidade e ao pleno desenvolvimento.
Cuidar da alimentação é investir no futuro das nossas crianças.
NUTRICIONISTA DAIANA CANCIAN STRAPASSON
Rodeio Bonito