BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Encontros de estudo da nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC - estão sendo realizadas.

• 31/05/2019 15h22 - Atualizado em 31/05/2019 15h38

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC - é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os educandos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Com enfoque nos esforços entre estado e municípios, bem como na articulação com as escolas privadas, num movimento de negociação constante foi possível estabelecer relações colaborativas garantindo a qualidade e equidade na elaboração e instituição do Referencial Curricular Gaúcho.

Cabe aos sistemas e redes de ensino, bem como às escolas privadas, a construção de documento orientador para viabilizar as questões curriculares locais.

Pensando numa forma cooperativa e colaborativa para elaborar o Documento Curricular Referencial do Território Municipal, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Rodeio Bonito criou uma Comissão Municipal, nomeada através da Portaria N.º 129/2019. Esta comissão, através de encontros para formação e estudo, articulará a construção do documento.

Dentro deste processo, ocorreu no dia 21 de maio, na Sala de Reuniões do Centro Administrativo, o primeiro encontro da comissão, com a assessoria de Darci Bueno, que orientou sobre os trabalhos que serão realizados no decorrer do ano com a implantação da BNCC.

Integram a comissão responsável pela coordenação do processo da construção do Currículo Referêncial do Território Municipal – CRTM de Rodeio Bonito, os seguintes membros:

Coordenadores Gerais Do CRTM:

Elizandra Madalena Werner Ues – SMECD

Glaizete Fátima Casani – SMECD

Coordenadores de etapas:

Coordenadora de Educação Infantil: Ionara Zanon – EMEI Mundo da Criança

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais: Aline Lubachenski – EMEF Olavo Bilac

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais: Vanessa Bagatini Acadroli – EEEF José André Acadroli

Coordenadores/Redatores – Componente Curricular:

Melissa Signor – EEEM Danilo Irineu Daris

Ticiana Robin Szadkoski – CME