IMPLANTAÇÃO SISTEMA 5 S's

Servidores participarão de ações e treinamento na segunda-feira, 20 de maio.

IMPLANTAÇÃO SISTEMA 5 S's

Os servidores municipais de Rodeio Bonito terão alteração em suas rotinas de trabalho na segunda-feira, 20 de maio, quando será realizado treinamento e a implantação do Sistema 5 S's.

A metodologia 5 S's é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina) .

O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Denominação

Conceito

Japonês

Objetivo particular

Utilização

整理Seiri

Separar o necessário do desnecessário

Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

整頓,Seiton

Colocar cada coisa em seu devido lugar

Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz

Limpeza

清掃, Seisō

Limpar e cuidar do ambiente de trabalho

Melhorar o nível de limpeza

Padronização

清潔, Seiketsu

Criar normas/"standards"

Regras a serem seguidas.

Disciplina

躾, Shitsuke

Todos ajudam

Incentivar melhoria contínua

A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato, maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.

Os propósitos da metodologia 5 S’s são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5 S’s.

Os principais benefícios da metodologia 5 S’s são:

1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;
  2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização;
  3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços;
  4. Redução de acidentes do trabalho;
  5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho.
Esta será mais uma etapa de um treinamento que vem sendo oferecido aos servidores municipais, a fim de aprimorar o serviço público no município. As atividades nas repartições públicas municipais retornam ao normal na terça-feira, 21 de maio.